Sexta-feira 13, temos com o que nos preocupar?

Independente do dia, pensamentos positivos fazem a diferença, dizem especialistas

Folha de Londrina | 13 de fevereiro de 2009

Fugir de gatos pretos, não passar por baixo de escadas, reforçar o estoque de trevos de quatro folhas e patas de coelho ou ainda tentar se proteger de situações de terror como as do filme "Sexta-feira 13". Hoje, sexta-feira, dia 13, é motivo de superstição para muita gente.

Os fatores prováveis que aliam o número 13 e a sexta-feira foram inspiradas na Santa Ceia, da qual participaram Jesus Cristo e os 12 apóstolos. "Jesus Cristo teria sido morto neste dia e, antes da sua morte, a última ceia reuniu 13 pessoas sentadas na mesa", explica a numeróloga esotérica, Laís Salomão. Há ainda quem estenda a explicação, dizendo que Jesus foi traído pela 13ª pessoa sentada à mesa.

Na numerologia, o significado do número 13 também varia de acordo com as culturas e nem sempre representa má sorte. "O 13 é sempre reduzido (1+3) virando o número 4, que de forma alguma é um número ruim. Todos os números têm o seu lado positivo e negativo formando um equilíbrio natural. Isto só irá depender da crença de cada um, por exemplo, no Japão, o número 13 é simbolizado por trazer bastante sorte", complementa Laís.

"Existe uma soma de energias negativas que escolhem este dia para se manifestar. Pessoas que partiram se juntam com essas energias para se divertir com as outras pessoas", afirma o bruxo, macumbeiro e feiticeiro Luiz Antônio Ferreira Pereira, conhecido como Chik Jeitoso. Porém ele explica que qualquer energia negativa pode ser revertida em positiva, principalmente neste dia. Para isso, ele recomenda a manifestação de boas energias por meio de orações, mentalização de coisas boas e pensamentos positivos. "Somos o que pensamos. A pessoa é o que ela pensa", diz.

A psicóloga clínica Ana Paula de Castro também acredita que o pensamento é fundamental para a garantia do bem-estar. De acordo com ela, a preocupação sobre dias como a Sexta-feira 13 e Dia das Bruxas, sob a visão da Psicologia Social, são resquícios de crenças antigas. "Se você está predisposto, pode ocorrer, pois o inconsciente vai buscar isso. É uma mudança de mente, se não está predisposto, é mais difícil de acontecer. Não é magia", explica.

Um dia como qualquer outro
Para o astrólogo Douglas Domit, o misticismo em relação à sexta-feira 13 é uma distorção de rituais antigos. Ele considera a data como "um dia normal". "As religiões antes do cristianismo faziam ritos na lua cheia e na mudança das estações. Eles acreditavam que a lua cheia na sexta-feira ficava mais poderosa e usavam isso para atingir seus objetivos como uma colheita farta, um gado próspero, por exemplo. Mas a Igreja Católica disse que tinha relação com o diabo", analisa.

Mas para aqueles que acreditam na data, Chik Jeitoso dá algumas dicas de como se proteger da má sorte: não usar roupas pretas, que atraem energias negativas; acender vela preta, pois, como as energias negativas podem ser revertidas hoje, ela trará sorte; tomar banho de descarrego com sal grosso e fazer muitas orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário