Haste é solução para alongamento ósseo

Paraná é um dos primeiros estados a desenvolver a nova tecnologia. Procedimento é alternativa ao pino

Folha de Londrina | 2 de abril de 2009

O Paraná é um dos primeiros estados brasileiros a desenvolver uma nova tecnologia que atende pacientes com problemas ósseos decorrentes de traumas, encurtamentos congênitos ou estéticos. A Haste Intramedular Expansível, também conhecida por ISKD, promove o alongamento ósseo com a realização de procedimentos pouco invasivos e de rápido período de recuperação, mas é indicada apenas para casos específicos.

A ISKD é uma alternativa ao tratamento convencional de alongamento ósseo. Os demais procedimentos utilizam pinos dispostos para fora da perna do paciente, que causam grandes cicatrizes e dores. Criada pela empresa italiana Orthofix, com sede nos Estados Unidos, a tecnologia chegou ao Brasil há mais de um ano e segue todas as determinações da Agência Nacional de Saúde (Anvisa). "As cicatrizes são menores, a reabilitação é mais fácil e não há complicações", garante o ortopedista Richard Luzzi, do Grupo do Trauma Ortopédico do Hospital Universitário Cajuru (HUC).

A colocação da haste ocorre por um pequeno orifício de aproximadamente 1,5 centímetro. O equipamento é acomodado por dentro do osso e movimentos realizados pelos pacientes -monitorados por meio de leitura de um campo magnético presente no aparelho- ativam o alongamento da haste. O crescimento de cada dispositivo varia entre 50 e 80 milímetros e demora entre 60 e 80 dias. Caso o alongamento necessário seja maior que 8 centímetros, são realizados ciclos de alongamento.

O limite para o alongamento é definido proporcionalmente ao tamanho do tronco e membros do paciente. Os ossos mais comuns para a realização do procedimento são a tíbia e o fêmur.
Luzzi afirma que a recuperação é rápida, em alguns casos os pacientes voltam a caminhar ainda no período pós-operatório. Porém, diferente do que acontece no tratamento convencional, o alongamento da haste é irreversível. "Uma vez alongada, a haste não retrai", explica. Por isso, a escolha dos pacientes que passam pelo procedimento é muito minuciosa e as indicações muito específicas. Entre os grupos que não devem participar da cirurgia de ISKD são crianças, diabéticos e fumantes.


Cautela e rigor são fundamentais
''Os procedimentos são realizados apenas em casos muito específicos, que se adequam às condições do procedimento. A indicação é muito precisa'', ressalta o ortopedista Richard Luzzi, do Hospital Cajuru. O tratamento exige uma equipe multidisciplinar especializada e comprometimento do paciente, que passa por uma série de avaliações psicológicas.

O valor do procedimento ainda é muito caro. Cada haste custa em torno de R$ 35 mil, o que faz com que muitos planos de saúde não cubram o tratamento. Luzzi afirma, porém, que existe uma intensa divulgação sobre a tecnologia -principalmente na internet a interessados em recuperação estética-, sem a preocupação com a seleção dos pacientes. ''A cirurgia não pode ser realizada de qualquer maneira, tem que ter controle'', critica.

Desde a implantação no País, cinco locais realizaram a nova técnica. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram apenas duas cirurgias de colocação da haste. O Hospital Cajuru é o segundo local com maior número de realização de cirurgias, até agora foram seis pacientes que utilizaram a ISKD, entre eles a adolescente Fernanda Ronkoski, 14 anos, atendida pelo SUS.

Um acidente de carro aos 4 anos de idade causou em Fernanda uma lesão na cartilagem que promove o crescimento ósseo da perna esquerda. Durante dez anos, a garota passou por diversos tratamentos, entre eles, uma cirurgia para a colocação do pino externo e outra para desentortar a perna.

A solução de seu problema veio apenas há um ano, quando se submeteu à cirurgia de colocação da haste. Ela conta que a técnica causa menos dor em relação às que se submeteu anteriormente. ''Agora estou 100% e muito feliz. Antes doía, mas nessa (cirurgia) doeu um pouco, mas era uma dor que dá para aguentar tranquila'', afirma animada.

Entre os novos planos da adolescente, está o de voltar imediatamente à escola. A recuperação de sua perna acaba com um outro problema que sofreu durante a infância, o preconceito. ''Ela tinha muita dificuldade em fazer amizade. Todo dia que chegava na escola, ela me esperava chorando no portão'', lembra a mãe, Rosilene, falando das brincadeiras que Fernanda era alvo na escola.

55 comentários:

  1. Para crescer de 8 a 10cm, se leva quanto tempo e é necessaria quantas hastes,qual o valor?
    kmyz.dolcce@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Para crescer de 10 a 15 cm, tipo 6cm na tibia e 6cm no femur, qto tempo demora o tratamento e quanto custa. A paciente seria uma adolescente de 16 anos com poucos recursos financeiros.
    mclaudia@foa.unesp.br

    ResponderExcluir
  3. Oi eu tenho 1,45 de altura e gostaria de crescer uns 7 centimentros a mais, quanto tempo demora o tratamento e quanto custa? eu tenho 28 anos e nao tenho recursos financeiros
    o suficiente.

    elzira26@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. oi, tenho 1.69 e quero ter 1.76 quanto custa? e quais os procedimentos de pagamento.

    ResponderExcluir
  5. Desde 1990 tenho interesse em fazer um tratamento, mas na época era mais difícil, principamente no Brasil.Popularmente, havia o hormônio de crescimento(crescormon - caríssimo) e eu não podia fazer porque tinha 20 anos e já havia passado a fase de "estirão".Proponho a todos os interessados a criação de um grupo com o mesmo interesse.Quem sabe assim dá certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho interesse de entrar nesse grupo para trocarmos informações e sabermos aonde tem o procedimento e as possibilidades de pagamento. Será q tem algum convenio que cubra esse procedimento?

      Excluir
    2. Prezados, me adicionem no face https://www.facebook.com/cassio.novaes1

      E me mandem uma mensagem dizendo que é para a criação do grupo.

      Tem que sair do papel.

      Excluir
  6. Boa tarde,
    tenho 27 anos, e 1,63 de altura. Gostaria de saber quanto eu posso crescer, preço, tempo de tratamento e gostaria de saber tbm se o tratamento deixa algum tipo de sequela.


    Eric Mascarenhas
    ericninho@globo.com

    ResponderExcluir
  7. para informações sobre alguem que está vivendo o processo visite meu blog: http://alongamentoosseoiskd.blogspot.com/

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,
    tenho 26 anos, e 1,68 de altura. Gostaria de saber quanto eu posso crescer, preço e tempo de tratamento.

    contato: thiagojmelo@ig.com.br

    ResponderExcluir
  9. SRa Carolina, gostaria de saber como posso fazer esse tipo de cirurgia para colocar uma haste de alongamento osseo pelo sistema do sus e onde posso fazer esta cirurgia, eu moro no Rio de Janeiro . eu sofri um acidente de moto e fiquei com um encurtamento de 1,7cm n a tibia esquerda, eu tinha uma vida muito ativa mais desde meu acidente tenho sofrido muito fique manco não corro mais e sofro com as gozaçoes dos outros que falam que eu sou aleijado por isso peço sua ajuda naestas informações desde já muito obrigado! lzvilagomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. coloquei e faz a diferença pois acho ki vale mas apena em casos especificos, como para a saude.

    ResponderExcluir
  11. ha e gostaria de sabe quanto tempo demora para a retirada do ilizarov apos alongamento pois sei ki nao pode ser retirado assim logo,obrigado. ni_figueiredo01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. STENHO INTERESSE NA CIRURGIA, GOSTARIA DE SABER COMO PASSAR NA TRIAGEM E PODER MARCAR A CIRURGIA...
    GERAL.FARMA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  13. Tenho um filho, que desde pequeno tem problemas de crescimento e desde os 9 anos ele tomou Hormônio do crescimento, até os 14 anos e hoje esta com 16 anos e tem 1,66. É o menor homem da família e motivo de piadas. Gostaria de saber se ele pode fazer alongamento ósseo, quantos centímentros, o valor do tratamento, o tempo em meses e se aceita-se plano de saúde (Assefaz)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motivo de piada? Tenha um filho de 35 anos de 1,40 ai sim vc verá o motivo da piada.

      Excluir
  14. Eu fabricio o.t vou crescer 10cm de altura e pegar corpo.Contarei 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,9,8,7,6,5,4,3,2,1.
    Bruxinhos e bruxinhas assim que eu publicar esta simpatia em dois dias o meu pedido terá se realizado...
    terei crescido 10cm de altura...

    ResponderExcluir
  15. ola. sofri um acidente de moto a dois anos, e tive um encurtamento da minha perna direita em 5,9cm. gostaria de saber qual o valor da cirurgia nesse caso.
    vavavilasboas@ig.com.br

    ResponderExcluir
  16. tenho 28 anos e 1,65m, e gostaria de saber em média quantos cms conseguiria aumentar atraves de um tratamento menos invasivo possivel, com uma recuperação rápida...e de preferência com basto custo...e quanto em média seria esse custo????

    ResponderExcluir
  17. não sabia que no sus fazia essa cirurgia.que alegria.tenho um encurtamento de 3cm, devido um acidente de moto.Gostaria muito de saber mais informações sobre ess procedimento.

    ResponderExcluir
  18. gostaria muito de ganhar alguns cm que seje 5cm sou muito baixinho isso me deixa com grande baixa estima sou do sexo masculino venderia a'te meu ap para realizar meu sonho.obrigado

    ResponderExcluir
  19. gostaria de saber se o iskd é retirado ao final do tramento ? e quanto geralmente é possivel crescer tento em vista que cada pessoa tem um fisico diferente ?

    posso ser voluntário ? vai que cola... rs

    ResponderExcluir
  20. OLÁ. TENHO UM ENCURTAMENTO DE 12,50CM NA PERNA DITREITA MAIS PRECISAMENTE NA ( TIBIA ) O UNICO OSSO O QUAL COMPÔE A PERNA ABAIXO DO JOELHO. ESTE PROBLEMA, CARREGO COMIGO DA INFANCIA ATE ENTÃO ( 33 ANOS ), TEM MOMENTOS QUE NAO MAIS SUPORTO O INCOMODO E DORES DE COLUNA. GOSTARIA DE SABER ONDE OBTER INFORMAÇÕES ACERCA DESTE METODO, POIS ESTOU PENSANDO SERIAMENTE EM REDUZIR UM POUCO ESTA DIFEERENÇA. GRATO. LUCIANO SOARES - SALVADOR-BA

    ResponderExcluir
  21. Oi carol tenho 19anos e não aguanto mais ser taxado de baixo gostaria de saber o preço medio da cirurgia?obrigado e parabens pela materia. a mail-, danielsr_92@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados, me adicionem no face https://www.facebook.com/cassio.novaes1

      E me mandem uma mensagem dizendo que é para a criação do grupo.

      Tem que sair do papel.

      Excluir
  22. OI tenhu 21 anos 1,63 de altura...qria saber o preço da operaçao..tempo de recuperaçao e qntos centimetros da pra crescer??? meu email eliabe_rafaeel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho 20 e tenho um 1,63 queria saber quanto custa, tempo de recuperação.
    fbi_neves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde, me chamo Márcio tenho 1,65 numa hipótese de fazer esse procedimento de alongamento osséo haveria possibilidade de crescer 8 cm? Meu email é mapassos100@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. boa noite, me chamo Leonam, tenho 18 anos e 1,65 de altura, sou menor que todos os meus amigos e isso muitas vezes e motivo de piadas e me sinto muito mal e queria mudar isso, alem de me trapalhar em varias coisas tambem. queria chegar a 1,72, tem como ?
    e quanto custa ? abraço.
    leonamaxel10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. boa noite, me chamo Leonam, tenho 18 anos e 1,65 de altura, sou menor que todos os meus amigos e isso muitas vezes e motivo de piadas e me sinto muito mal e queria mudar isso, alem de me trapalhar em varias coisas tambem. queria chegar a 1,72, tem como ?
    e quanto custa ? abraço.
    leonamaxel10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, tenho 1,76m e 22anos gostaria de crescer até 1.83m . Sou modelo desde os 18, porém nao vou para passarela devido a minha estatura.Com a realizacao dessa cirurgia conseguirem essa altura?? Qual o preco?? Unimed cobre?

    ResponderExcluir
  28. sou renan de niteroi tenho 1.60 queria crescer pelo menos 7 cm quanto custa e quanto tempo de recuperação..

    ResponderExcluir
  29. oi queria crescer 8 cm quanto custa e quanto tempo demora

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde,
    tenho 27 anos, e 1,58 de altura. Gostaria de saber quanto eu posso crescer, preço, tempo de tratamento e gostaria de saber tbm se o tratamento deixa algum tipo de sequela ou sicatriz.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde,
    tenho 27 anos, e 1,54 de altura. Gostaria de saber para crescer 10cm , preço, tempo de tratamento e gostaria de saber tbm se o tratamento deixa algum tipo de sequela.


    Fernando Pereira
    quexim-2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. boa tarde meu nome é Anderson queria saber se eu colocara a haste apenas por estética eu teria alguma problema ,e sobre como é a avaliação pra fazer a cirurgia tenho 27, 1,65m queria crescer de 8 a 10cm meu email ; andertaz.1@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde;
    Estou entrando em contato para saber se existe a possibilidade da pessoa entrar em depressão após o tratamento devido o tamanho de suas pernas em relação ao tronco? Ex: uma pessoa de 1,65 que consegue chegar a 1,80.
    E-mail: agmafra@hotmail.com
    Aguardo retorno;
    Att;
    Alfredo G M Mafra

    ResponderExcluir
  34. Queria saber uma clinica
    Nome lucas
    Face lucas gleyver.
    Email luquinhas_90@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Queria saber uma clinica
    Nome lucas
    Face lucas gleyver.
    Email luquinhas_90@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Mais informações e onde fazer . p.f. luarite@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. oi sou o zé (ficticio) gostaria de crescer 6cm é por estetica, tem que ir para curitiba e ficar quanto tempo?

    ResponderExcluir
  38. oi sou ozé (ficticio)meu gmail é xtremoterra@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. oi sou ozé (ficticio)meu gmail é xtremoterra@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. oi sou o zé (ficticio) gostaria de crescer 6cm é por estetica, tem que ir para curitiba e ficar quanto tempo?

    ResponderExcluir
  41. oi meu nome é cassio, gostaria de crescer 7 cm, aonde marco uma consulta pra me informar certinho sobre o tratamento e valores?
    cassiomurilo89@outlook.com

    ResponderExcluir
  42. Sugiro a todos que ainda procurarem este artigo a pesquisarem:
    https://vk.com/topic-73685184_30128146

    ResponderExcluir
  43. para 8cm o valor seria parcelado.
    renatorg08@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  44. Oi meu nome é Dalison tive um encurtamento na minha perna de 1,75cm por causa da minha escoliose utilizo a palmilha mas minha fisioterapeuta mim disse que a palmilha não estava mas mim ajudando e por isso estou sentido dores na minha coluna e na miha perna menor ela mim recomendou fazer um alongamento osse para reparar o minha deficiência quero saber si posso fazer ou não esse alongamento ? e si dava para fazer pelo metodo de alongamento osseo de haste expansível ? Quanto custa da fazer

    ResponderExcluir
  45. Oi meu filho hoje tem 12anos os médicos disseram que ele tem uma perna maior que a outra e terá que fazer uma cirurgia de alongamento osseo, me disseram que seria feita pelo joelho... Ele poderia fazer esse procedimento aí.... E valor por gentileza..

    ResponderExcluir
  46. Boa noite, estou interessada nesse tratamento, gostaria que me informasse nome da clinica e do médico para buscar maiores informações sobre a cirurgia e marcar uma avaliação.Agradeço desde já sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de adicionar meu contato:

      e-mail nrosa878@gmail.com

      Excluir
  47. Olá sou Marcelo e preciso desse procedimento, pode me orientar como proceder? A quem e onde procurar? Desde de já agradeço.
    Marceloadriany@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Olá tenho 36 anos e tenho 1.40...queria pelo menos 1,60 será que é possível?

    ResponderExcluir