Estudantes levam cidadania a comunidades

Cinco municípios paranaenses receberam este mês a visita do Projeto Rondon

Folha de Londrina | 20 de julho de 2008

A comunidade de Santa Maria, no município de Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), ainda está em fase de regularização. O que antes era uma área de invasão, já conta com energia elétrica, uma unidade de saúde comunitária e duas escolas. Porém, a região ainda não tem saneamento básico, asfalto e creche. As condições precárias do lugar fizeram com que fosse um dos escolhidas para participar do Projeto Rondon, uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Defesa que leva estudantes universitários a participar de ações em comunidades pobres do País.

Entre os dias 6 e 19 de julho os quatro mil moradores de Santa Maria receberam a visita dos rondonistas: 15 estudantes e professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Além da Fazenda Rio Grande, as atividades do Projeto Rondon no Paraná foram desenvolvidas nos municípios de Adrianópolis, Bocaiuva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses e Rio Branco do Sul, integrantes da RMC e localizados no Vale do Ribeira.

Fazenda Rio Grande não faz parte da região do Vale do Ribeira, mas realizou o projeto para substituir um município que não aceitou participar por problemas políticos. O gerente de Cidadania e Direitos Humanos da cidade, Sanderson Diopalevi, conta que a escolha do município aconteceu um dia antes da chegada da equipe e mesmo assim tudo aconteceu da melhor maneira possível.

Na comunidade de Santa Maria as ações envolveram professores, estudantes, agentes de saúde e a comunidade. Orientados por alunos de oito diferentes cursos, os moradores participaram de discussões sobre educação, violência, cidadania, meio ambiente e saúde.

Na prática, a comunidade recebeu visitas dos agentes comunitários de saúde, ganhou uma horta com verduras e árvores frutíferas plantadas pelas crianças, e retomou as mobilizações para a reabertura de uma associação de moradores. ''O projeto foi muito importante para nossa comunidade. É com a associação que vamos poder reinvindicar as melhorias para nossa comunidade'', afirma a moradora Andreia Lima. ''As atividades aqui foram ótimas, eles nos mostraram que coisas básicas e simples podem nos garantir uma renda extra, como a criação da horta, que também melhora a nossa alimentação'', conta Andreia.

''Estas ações contribuem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. A criação da horta interfere na saúde, na boa alimentação das crianças, no respeito ao meio ambiente. As atividades acontecem na escola e também proporcionam oficinas extraclasses para as crianças'', explica a professora Carmen Hilst, da UEL, que já participou do Rondon em outros Estados. A professora Sonia Nascimento, da Universidade do Amazonas, reafirma a importância deste contato com a comunidade. ''Esta localidade precisa de incentivo, de auto-estima, que são de grande importância'', diz.


O PR está entre os que mais participam

Em julho deste ano o Projeto Rondon aconteceu em 35 municípios brasileiros, que receberam a visita de 840 rondonistas. Além destes, outros 28 municípios receberam o projeto pela segunda vez, no processo de retorno das equipes, onde acontece a continuidade das atividades iniciadas anteriormente ou são desenvolvidas novas ações. De acordo com o coordenador do Rondon, coronel Rudimar Lacreda Mauss, os Estados que mais participam são Minas Gerais, São Paulo e Paraná. No Paraná, as ações foram focadas na região do Vale do Ribeira, que apresenta baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - maior direcionador na escolha dos municípios. O projeto aconteceu ainda no Pará e no Norte de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário