A hora certa para a chegada da cegonha

Artefato de 55 metros será lançado amanhã no Parque Barigüi

Folha de Londrina | 12 de setembro de 2008

Em sua profissão, o médico ginecologista e chefe do Serviço de Reprodução Humana do Hospital de Clínicas (HC), Karam Abou Saab, se depara constantemente com duas situações: adolescentes grávidas e mulheres que adiam o quanto podem o momento de se tornarem mães. Com o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre o momento mais adequado para uma gestação, ele lança amanhã o programa ''Maternindade e Paternidade Responsável''.

O mascote do programa é um balão com 55 metros em formato de cegonha, o maior do mundo em extensão horizontal, que vai voar pelo céu de Curitiba para chamar a atenção sobre o tema.
''O foco principal do programa são as adolescentes, que representam 20% dos partos no Brasil. Uma gestação na adolescência pode provocar muitos dramas e graves consequências para uma carreira escolar e profissional'', explica Saab. De acordo com ele, muitas jovens escondem a gravidez até os últimos meses de gestação e não passam por um acompanhamento adequado. O médico também se preocupa com as adolescentes que optam pelo aborto, que oferece graves riscos de mortalidade e graves lesões físicas e psicológicas.

Entre as mulheres mais maduras, uma longa espera compromete a possibilidade de gravidez, pois, de acordo com o médico, a fertilidade começa a diminuir a partir dos 35 anos. ''O ideal é que as mulheres engravidem até os 30 anos. Depois disso as chances são menores e em muitos casos a medicina também fica impotente. Queremos que as mulheres não esperem demais, elas deixam a gravidez para depois da faculdade, do mestrado, de ter um emprego e fazer uma viagem'', diz.

Orientação
O trabalho de sensibilização será realizado por meio de campanhas de orientação em escolas e postos de saúde. Um site na internet também disponibiliza materiais informativos sobre o tema. Será distribuído ainda o ''Disco da Fertilidade'', para que a mulher tenha controle do seu dia fértil. Depois de Curitiba, o projeto será desenvolvido em outros estados, por meio de parcerias com empresas.

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