Pacientes de hospital infantil ganham almoço especial

Empresário orgulha-se da iniciativa: "não tem o que pague ver os olhinhos das crianças brilhando. É muito prazeroso"

Folha de Londrina | 11 de outubro de 2008


Há quem diga que comida de hospital é ruim. Mas, no almoço de ontem, as crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe tiveram a oportunidade de saborear uma refeição preparada por um chefe de cozinha especialmente para elas: Macarrão ao Molho Alfredo.

Na cozinha do hospital, duas grandes panelas preparavam o macarrão caseiro e o molho, cardápio escolhido a dedo pelo proprietário do restaurante Armazém Italiano, Bruno Dagni, que fez a doação ao Pequeno Príncipe para comemorar o Dia das Crianças. ''O prato que as crianças mais gostam no restaurante é macarrão com molho branco, que é nutritivo e saboroso'', disse ele, justificando a escolha do prato. ''Quando você recebe em dinheiro, é uma satisfação, mas não tem o que pague ver os olhinhos das crianças brilhando. É muito prazeroso, não tem preço'', afirma o empresário, tirando do bolso uma máquina fotográfica com imagens do último almoço que realizou com crianças de baixa renda.

Em clima de surpresa, a equipe de cozinheiras do hospital ajudou na preparação dos pratos -aproximadamente 30 quilos de massa, orientada pelo chefe de cozinha Pedro Calacans. ''Estamos cuidando bastante do ponto de cozimento da massa, do sal e do tempero do molho, que precisa ser bem suave'', contou o chefe. Nos quartos, as crianças aguardavam tranquilas a chegada do almoço, pois não sabiam da doação do cardápio especial. Entre elas, Matheus José de Oliveira, 12 anos, há cinco dias no hospital, por causa de uma pneumonia.

Perto das 11h30, o menino falante e que adora comer salada, já estava com fome. Quando perguntado se gostava de macarrão, disse que apenas quando está ''bem temperado''. Com a chegada do prato, acompanhado por arroz, feijão, hambúrguer assado e brócolis, Matheus se serviu primeiro do macarrão. ''Está bom, Matheus?''. O menino acena que sim com a cabeça e a boca cheia de macarrão.

Matheus ganhou mais um pouquinho da massa quando o chefe Calacans foi conhecê-lo para apreciar o resultado do seu trabalho. ''Tem um molho especial'', diz o menino ao chefe de cozinha. ''É a satisfação de cozinhar. Isso é muito bom'', diz emocionado Calacans.

Atendimento
Ao todo, foram servidos ontem 600 pratos às crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a seus acompanhantes. Os atendimentos pelo SUS correspondem a 70% da capacidade do hospital, que presta atendimentos ambulatoriais e de alta complexidade, como transplantes de rim, fígado e coração, sessões de quimioterapia e hemodiálise, cirurgias cardíacas e ortopédicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário