Problema renal infantil exige atenção

Hipertensão é responsável por cerca de 10% das doenças renais entre crianças, diz médica

Folha de Londrina | 21 de março de 2009

A falta de sensibilização a respeito de doenças renais em crianças prejudica o diagnóstico precoce e permite o desenvolvimento silencioso da doença. Enquanto os adultos já estão mais conscientes sobre o perigo da diabete e hipertensão para os rins, o diagnóstico tardio causa problemas irreversíveis aos pequenos.

Doenças renais só são identificadas a partir da realização de exames. Com as crianças, os principais são a verificação da pressão arterial e exames de urina. A falta de conscientização, porém, impede que os pais saibam da importância destes procedimentos.

A nefrologista Rejane Meneses, do Hospital Pequeno Príncipe, conta que a verificação da pressão arterial não é obrigatória nas consultas pediátricas. A solicitação do exame por parte dos pais é uma alternativa para identificar alterações no organismo das crianças. De acordo com a médica, a hipertensão é reponsável por cerca de 10% das doenças renais entre a população pediátrica. Também é comum a hipetensão arterial decorrente de problemas nos rins. A desinformação a respeito da prevenção de doenças renais em crianças é tamanha que, em muitos casos, os pacientes atendidos são encaminhadas diretamente para diálise. Outra alternativa de tratamento utiliza medicamentos.

Falta de crescimento, anemia, infecção urinária e a ocorrência de xixi na cama em idade avançada podem significar problemas renais. A nefrologista aponta ainda a preocupação com crianças obesas e com colesterol alto. Para alertar os pais, o Hospital Pequeno Príncipe realizou ontem avaliações gratuitas de hipertensão arterial e exames de urina em crianças e adolescentes. Em 2008, 346 crianças e adolescentes passaram pelas avaliações. Destes, 9% tinham alterações na pressão arterial e 19,6% apresentaram alternações na urina.

Preocupada com o problema de bexiga hiperativa diagnosticado em janeiro no filho Gabriel, 6 anos, a pedagoga Rosana Carvalho, 47, não sabia da possibilidade de doenças renais. Ontem, ela aproveitou a consulta à fisioterapeuta para realizar a avaliação. "Tinha desconhecimento total (sobre a doença em crianças). Achava que acontecia apenas com adulto", conta a mãe.

Acompanhado por especialistas, Gabriel verificou a pressão arterial e analisou a urina. O pequeno Mateus Henrique dos Santos, 5, também passou pelos exames. O pai do menino, Valdirio dos Santos, 33, também não sabia de problemas renais em crianças. "Enquanto jovem é melhor prevenir. Muitas pessoas não sabem que têm (doença nos rins) e quando descobrem já é tarde", alerta o pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário