População reclama de insegurança em praça

De acordo com comerciantes da 19 de Dezembro, o consumo de drogas é constante na região e espanta a clientela

Folha de Londrina | 11 de março de 2009

Criada em homenagem ao centenário da emancipação política do Paraná, ocorrida em 1853, a Praça 19 de Dezembro, mais conhecida como "Praça do Homem Nu", em referência à estátua, tornou-se um ponto de insegurança para moradores e comerciantes da região. Eles reclamam do consumo de drogas no local e constantes casos de brigas.

De acordo com os frequentadores da área, os problemas de segurança são consequência da falta de policiamento. Eles afirmam que a viatura da Guarda Municipal responsável pela vigilância da praça deixou o local após a instalação de uma câmera de segurança na esquina das ruas Cândido de Abreu e Inácio Lustosa, há aproximadamente três meses. A presença do equipamento, porém, não inibe a ocorrência de brigas e o consumo de drogas.

O aumento da violência foi percebido após o reforço do policiamento na Praça Tiradentes, próxima à do Homem Nu. "Antes não tinha muito (problema), mas depois que colocaram câmeras na Tiradentes aqui está virando uma bagunça", afirma o motorista Dorival Rodrigues, 56 anos, que trabalha no ponto de táxi da praça durante todo o dia.

Além da presença dos usuários de drogas durante a semana, a situação se complica aos domingos, quando diversos grupos de jovens se reúnem no local. Esta é uma das principais reclamações dos comerciantes e moradores. O consumo de bebidas alcóolicas é intenso, as brigas inevitáveis com a ocorrência de alguns atos obscenos. Os adolescentes também participam dos encontros e consomem bebidas alcóolicas. "Os maiores (de idade) compram as bebidas e entregam para os adolescentes", conta o funcionário de um mercado da praça, Jean Alex Ulian. Entre os grupos apontados pelos comerciantes da região estão os emos, vileiros e até mesmo skinheads.

A movimentação na praça prejudica os comerciantes da área, que percebem a queda nos atendimentos. Os taxistas deixam de pegar passageiros e ficam com medo de serem assaltados durante alguma corrida iniciada na praça. Para os comerciantes, os assaltos também são constantes. "Tem que trabalhar, não tem outro jeito, faço o que, fecho?", indaga um vendedor que não quis se identificar e está na praça há oito anos. Turistas e famílias que passeavam pela região também deixaram de frequentar a praça.

Na porta da escola
A proximidade da Escola Estadual Tiradentes, localizada em frente à praça, também preocupa. A movimentação de entrada e saída de alunos na hora do almoço é grande e possibilita abordagens e oferta de drogas. Para a diretora da escola, Regina Maria Foltran Scucato, a solução do problema está no trabalho de sensibilização dos alunos realizado dentro da instituição.
"Percebo que neste ano está um pouco menos, mas temos uma campanha na escola com a Patrulha Escolar e a Guarda Municipal", conta.

Outro lado
Os representantes da Guarda Municipal contestam a falta de segurança na praça. Os registros da corporação apontam para 12 atendimentos realizados no local de janeiro a março deste ano, referentes a orientação (1), ameaça (1), apoio e salvamento (2), banho em local impróprio (3), desordem (1), vandalismo (2), substâncias ilícitas (1) e vadiagem (1). Os registros não constatam o tráfico e consumo de drogas como marcantes na praça.

De acordo com a assessoria de imprensa da Guarda Municipal, a realização dos atendimentos significa que há monitoramento no local. Além disso, a corporação acredita que a permanência de andarilhos na praça não significa que eles estejam realizando roubos ou consumindo drogas, assim como a presença dos grupos de jovens.

A Guarda Municipal alega ainda que a ausência da viatura é compensada pela câmera de segurança, que tem alta precisão e pode identificar as pessoas sem a necessidade da presença de policiais no local. A câmera instalada na rua São Francisco também abrange parte da Praça 19 de Dezembro.

A FOLHA procurou a Polícia Militar (PM) para comentar a situação na praça mas não obteve retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário