Curitibanos enfrentam frio até quinta-feira

Folha de Londrina | 22 de abril de 2009

De volta a Curitiba, o frio pegou de surpresa muita gente que estava nas ruas da cidade no feriado de ontem. A mínima registrada pelo Instituto Meteorológico Simepar foi de 14 graus centígrados e chegou a 21, mas o vento aumentou a sensação de frio na cidade.

As baixas temperaturas e os dias nublados, porém, continuam na Capital até a tarde de quinta-feira, quando uma massa de ar frio se desloca do Paraná e o sol volta a aparecer. A temperatura fica mais estável e amena, com poucas chances de chuva durante o final de semana. Enquanto Curitiba, Litoral e os Campos Gerais sofrem com o frio, o Interior do Estado segue com calor nos próximos dias. O meteorologista do Simepar,

Samuel Braum, explica que a constante mudança de clima é a principal característica do outono. Essa situação deve continuar até o inverno, quando há a predominância de temperaturas mais baixas.

Mesmo acostumados com a chegada repentina do frio, aqueles que trabalham nas ruas de Curitiba também foram pegos desprevenidos. O cobrador de ônibus Eliseu Moreira, 25 anos, percebeu que o dia de ontem não iria esquentar quando saiu de casa cedo, às 5 horas da manhã. Mesmo agasalhado, ele reclama da temperatura que faz dentro da estação-tubo onde trabalha. "Quando é frio, é muito frio, e quando está calor, é calor demais. Quando trabalhava (como cobrador) no ônibus não era tão castigado com o tempo", afirma.

O gari Altemir Silva, 41, que limpa as ruas da cidade durante oito horas diárias, prefere os dias mais frios para trabalhar, mesmo quando não espera por eles. "O calor desgasta bastante, deixa a gente cansado e tem ‘cara’ que chega a passar mal", explica, alegando que nos dias frios é mais fácil de se proteger com relação ao sol forte.

Acostumado com o frio de Videira, em Santa Caratina, onde morava antes de vir para Curitiba, o catador de materiais recicláveis José Batista dos Santos, 74, também não gosta da chuva enquanto está nas ruas, trabalhando. Nos demais dias, ele afirma que não liga se faz chuva ou faz sol.

Já aqueles que não conhecem o clima curitibano são pegos de surpresa quando realizam passeios turísticos pela Capital. A analista Juliana Lins, 21, veio de São Paulo e mesmo com a temperatura "parecida" com a cidade onde mora, sentiu frio em Curitiba. "Não vim preparada, mas quando cheguei aqui no sábado estava gostoso", lembra.

A dona de casa Margarida Evangelista Santos, 61, que veio de Vila Velha, no Espiríto Santo, trouxe na mala luvas e até mesmo um gorro, mas antes de enfrentar o frio de ontem se deparou com dias de sol. "Eu me espantei com o calor quando cheguei", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário