Frente fria causa halo no sol

Umidade do ar congela e forma minúsculos cristais de gelo que refratam a luz

Folha de Londrina | 30 de agosto de 2008

Quem estava em ambientes abertos, na manhã de ontem, reparou. Havia um círculo colorido em torno do sol. Em muitos casos, a reação das pessoas na rua, que olhavam admiradas para o céu, chamou a atenção dos mais distraídos. Afinal de contas, não é sempre que os curitibanos podem contemplar um arco-íris, em um dia sem chuva, e um círculo em volta do sol.

O fenômeno óptico é chamado de halo, conforme explicou o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Reinaldo Kneib. Ele se forma durante a passagem de uma frente fria pela região. Ocorre o resfriamento da camada de ar que fica a aproximadamente 10 quilômetros de altitude. Com o resfriamento, a umidade do ar se congela e são formados minúsculos cristais de gelo, que refratam a luz solar.

A refração acontece quando os raios solares são emitidos em direção dos cristais de gelo e são emitidos em faixa de cores para todos os lados, como um arco-íris em volta do sol.
Um grupo de voluntários que fazia um mutirão de pintura na sede da Associação de Moradores, no bairro Jardim das Américas, se animou com o fenômeno, mas mesmo após alguns minutos de observação não chegou a uma conclusão sobre o que acontecia. ''É um sinal para continuarmos com o trabalho'', brincou o aposentado José Ramos Forbeci.

O meteorologista explicou que a frente fria de passagem por Curitiba agora se desloca para a Região Sudeste e causa ventos fortes, como na noite de quinta-feira, e nebulosidade, que continuam durante o final de semana, mas com predominância do sol. O meteorologista afirma que hoje ainda terá queda na temperatura, mas para amanhã a previsão é de uma tarde agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário