Fé em duas rodas

Comunidade presta homenagem a Nossa Senhora do Carmo com procissão de motocicletas e faz alerta para a responsabilidade dos motociclistas no trânsito

Folha de Londrina |

Entre velas e faixas, as honras a Nossa Senhora do Carmo agradecem à santa pela proteção e pelas graças consedidas. No santuário que leva o mesmo nome da protetora, no bairro Boqueirão, as homenagens não se resumem apenas a orações. A paixão do pároco Luiz Alberto Kleina por motos resultou em uma procissão de motociclistas para a santa que, mesmo não tendo relação nenhuma com motocicletas, já conquistou novos devotos e pode ser considerada uma padroeira informal dos motociclistas.

''Tive a inspiração de levar a devoção e a espiritualidade em uma procissão de motociclistas'', conta o padre. No ano passado ele reuniu três mil pessoas para a primeira Procimotos. A atividade mobilizou toda a comunidade local e diversos grupos de motociclistas de Curitiba. Entre eles estava o policial civil Almir Alberti. Integrante do grupo Paladinos Moto Clube, Alberti participou da primeira Procimotos a convite de um amigo e se encantou com a movimentação das motocicletas em homenagem a Nossa Senhora do Carmo. ''Só estando no meio para ter a sensação. É muito gostoso''.

Neste ano, a festividade continua e pretende contar com a participação de cinco mil pessoas. Foram convidados para a segunda Procimotos aproximadamente 500 grupos de motociclistas de Curitiba e Região Metropolitana, o que possibilita a diversidade de estilo dos participantes. ''Cada um tem seu jeito curioso e especial de ser. E tem cada figura'', afirma o coordenador da procissão e também motociclista Marco Aurélio Lipinski. Devoto de Nossa Senhora do Carmo, Lipinski acredita que a mobilização é muito importante. ''A junção de motocicletas e religião dá certo. O que falta para a população é o temor a Deus, pois não temos mais tanto respeito ao próximo e a fé nos ensina isso'', diz.

Além das homenagens a Nossa Senhora do Carmo, a segunda Procimotos pretende sensibilizar os motociclistas para sua participação no trânsito. Com uma frota de 93.221 motocicletas e 19.091 motonetas em Curitiba, os organizadores do evento consideram fundamental o papel do motociclista na segurança do trânsito. Por isso, o encontro deste ano também terá um cunho educativo, com a distribuição de panfletos sobre responsabilidade, segurança e a importância do cumprimento das leis. ''Ao dirigir uma moto é necessário o respeito com as outras pessoas, isso é fundamental. O motociclista deve colaborar com a segurança no trânsito'', afirma Padre Luiz.

Os participantes da Procimotos irão realizar um percuso de 32 quilômetros do Santuário até a Paróquia Santa Ana, no bairro Abranches. Na volta dos motociclistas acontece ainda um show da Banda Blindagem. ''A participação da banda combina com o estilo dos participantes da procissão'', explica o padre. Os fiéis da comunidade também irão participar entre os dias 11 e 13 de julho de diversas missas e almoços festivos, além de uma corrida e uma caminhada pelo bairro.

A festa de Nossa Senhora do Carmo comemora a primeira aparição da santa, que aconteceu no dia 16 de julho 1251, a um integrante da ordem carmelita que estava no Convento de Cambridge, Inglaterra. Na aparição, Nossa Senhora estava rodeada por anjos e entregou a Simão Stock um escapulário, que representa sua proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário