Sacis antecipam a folia

Bloco pré-carnavalesco leva música e colorido para o Largo da Ordem. Desfiles acabam no próximo domingo

Gazeta do Povo | 21 de fevereiro de 2011

Após a folia em trajes de banho, os tradicionais colombinas e pierrôs e os super-heróis que desfilaram ontem, o bloco de pré-carnaval curitibano Garibaldis e Sacis prepara para o próximo domingo uma de suas atrações mais esperadas: a festa do invertido, em que homens irão desfilar pelo Centro histórico de Curitiba vestidos de mulher e vice-versa. A apresentação vai encerrar as festividades que se repetem no Largo da Ordem há 12 anos, durante as quatro semanas que antecedem o carnaval.

O lema do bloco é “Só se assanha sem sair”, uma referência à folia que termina um fim de semana antes da festa do Rei Momo.

A animação dos foliões nos últimos fins de semana serviu de termômetro para o que pode acontecer no próximo domingo. Centenas de pessoas foram ao Largo, seguindo o corso ao som das batucadas. O tema infantil e super-heróis levou para o calçadão diversas fantasias inusitadas, que chamaram a atenção de quem passava pela cidade desde a Praça 19 de Dezembro, de onde partiu o bloco, rumo ao centro histórico. Entre eles estava o folião Macunaíma Bebê, criação do homônimo Macunaíma da Silva, que segue o bloco há quatro anos e fez uma homenagem ao herói brasileiro. “Esse é um dos carnavais mais divertidos que tem, no sentido de unir as pessoas na alegria”, diz. Para o estudante Mário Sérgio de Andrade, a passagem do bloco traz mais cultura para Curitiba. “O bloco resgata o que é ser brasileiro, une todo o povo. Todo mundo para pra ver e, no mínimo, bate o pé”, diz.

O repertório é composto por músicas do próprio grupo, canções consagradas e marchinhas compostas para o primeiro concurso de marchinhas do pré-carnaval de Curitiba, que terá sua fi­­nal também no próximo do­­mingo. Cinco músicas foram selecionadas entre 25 inscritas e apresentadas durante todas as passagens do bloco neste ano. As marchinhas falam sobre o cotidiano da cidade e temas atuais, como Cavalo Babão, (a Fonte da Me­­mória do Largo da Ordem), a reforma ortográfica na Língua Portu­guesa e também a eleição da presidente Dilma Rousseff.

Além do sucesso deste ano, os integrantes do bloco também comemoram as conquistas desta edição. Ao todo, 20 pessoas são responsáveis pela organização e está é primeira vez que deixaram de fazer investimentos do próprio bolso. Com a contribuição de bares do Largo da Ordem e festas realizadas pelo grupo, eles conseguiram realizar a festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário