Cuidado com os olhos depende do uso de óculos certos

Escolha de lentes adequadas aumenta a proteção da visão contra doenças agravadas pela exposição ao sol, como a catarata

Gazeta do Povo | 6 de fevereiro de 2011

Para se proteger nos dias de calor, não basta abusar do protetor solar, consumir muita água e usar roupas leves. Nos momentos de exposição ao sol, também é preciso ter cuidado com os olhos. Assim como ocorre com a pele, o acúmulo de radiação solar pode ocasionar danos à visão – irreversíveis em muitos casos. A escolha dos óculos de sol adequados é fundamental para a proteção efetiva dos olhos.

Muito além de uma questão estética, as lentes só são eficazes se compostas por filtros que impeçam a chegada de radiação ultravioleta (UV-A e UV-B) à retina. Apesar da oferta tentadora, esse tipo de proteção não é encontrada nos diversos modelos da moda disponíveis a preços baixos em camelôs e outros comércios. “Usar esse tipo de óculos é pior do que não usar nenhum”, alerta a oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná e especialista em catarata, Manuela Benites Gomes.

Os riscos de lesões graves são iminentes porque em muitos casos as lentes dos óculos são de plástico e não possuem o mecanismo que barra a passagem da radiação. “As lentes de plástico não são planas e atrapalham a visão”, afirma o especialista em retina e presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia, Ezequiel Portella.

A exposição dos olhos ao sol pode ocasionar a catarata, além de aumentar uma lesão já existente. Os médicos também alertam para a formação de pterígio, uma espécie de pele sobre a retina; e para a degeneração irreversível da mácula, região do olho responsável pela visão central e que recebe os raios de luz. “Fora a questão do câncer de olho, que ocorre da mesma maneira que na pele”, complementa Manuela.

A grande diferença dos óculos adequados em relação aos demais é o preço. Enquanto nos camelôs o valor médio é R$ 20,00, os produtos que garantem a proteção dificilmente custam menos que R$ 100,00. Os especialistas orientam os consumidores a localizarem o selo que indica a presença de lentes com filtro de proteção.

O conforto visual foi o principal benefício percebido pela servidora federal Josiane Malhadas, 42 anos, assim que adquiriu óculos adequados. Ela sempre sofreu com fotofobia. Apenas aos 25 anos Josiane soube que a proteção correta se dá com o uso de lentes com filtros. “Não sabia que não estava me protegendo”, conta. Desde então, os óculos se tornaram acessórios indispensáveis, usados diariamente, até mesmo nos dias nublados.

Dicas
Para escolher os óculos certos, fique atento à área dos olhos que ficará protegida pelas lentes. São recomendados aqueles que cobrem, além dos olhos, as pálpebras e que barram a luz lateral. E para quem usa óculos de grau, a indicação é optar por armações que acomodam lentes escuras sobrepostas às de grau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário