Na Serra, liberdade sobre pedais

A bordo de bicicletas, ciclistas descobrem paisagens únicas, na estrada que liga Curitiba ao litoral

Gazeta do Povo | 27 de maio de 2011

Tirar uma foto em pleno Viaduto dos Padres, na BR-277, que liga Curitiba ao litoral do estado, é uma oportunidade rara. É praticamente impossível estacionar o veículo em algum trecho da rodovia e apenas apreciar a paisagem. Porém, quem se aventura a fazer o trajeto de bicicleta garante que conhece uma Serra do Mar completamente diferente daquela que vemos por trás do para-brisa.

As belas paisagens, e o relaxamento que o passeio oferece, são os principais motivos que levam pessoas de diferentes idades, profissões e classes sociais a experimentar a aventura em duas rodas. “É uma sensação que o carro não dá”, garante Gestenn Berger, de 50 anos, proprietário da empresa Bikesul, que organiza passeios de bicicleta a diversas localidades. As distâncias chegam a quase 100 quilômetros, mas isso não desanima os aventureiros na hora de pegar a estrada.

Durante o percurso, é possível parar para tomar banho de cachoeira e tirar fotos em paisagens que poucos conhecem. “O grande diferencial da bicicleta ser um meio de transporte silencioso, em que você curte toda a beleza visual e sonora. É possível ouvir os pássaros, os rios”, descreve o ciclista Heron Matoso, 55 anos, que, além dos passeios ao litoral, entre eles a descida pela Estrada da Graciosa sob a luz da lua cheia, realiza com o grupo NaturezArLivre viagens a cidades distantes da capital paranaense.

Seguir rotas diferentes dos parques ou das ciclovias e partir para os percursos fora das cidades é, para Berger, uma evolução natural. “Chega uma hora em que a pessoa quer saber o que tem além do muro”, diz. Foi assim que o coordenador de marketing Jairo Roberto da Silva, 37 anos, começou a se aventurar fora dos limites da capital. Três anos depois da primeira pedalada em uma rodovia, ele dedica pelo menos um final de semana do mês para o percurso de bicicleta, muitos deles pela Serra do Mar. “Fazer o passeio não é tão difícil quanto as pessoas imaginam. Além disso, faz bem para a saúde e você interage com outras pessoas.”

A “10 por hora”
Os passeios de bicicleta pela Serra do Mar são momentos de lazer e descontração aos participantes. Por isso, não se caracterizam como uma competição ou um treinamento esportivo, em que a pessoa deve atingir determinada meta. “Tem de ser natural”, define Jairo Roberto da Silva. Desta forma, os grupos deslocam-se em uma velocidade média, que varia entre 10 a 30 quilômetros por hora, e evitam a participação de pessoas que fazem manobras arriscadas e desnecessárias. Independente da rota escolhida, a orientação dos organizadores dos passeios é que o participante tenha o mínimo de condicionamento físico para realizar a atividade e que cada um respeite seus próprios limites, parando quando tiver pedalado o suficiente.


Precauções
As pedaladas na Serra do Mar exigem cuidados especiais para que o percurso seja cumprido em segurança

- Ande sempre pelo acostamento e evite aproximar-se dos carros e caminhões.

- Permaneça atento.

- Não faça manobras arriscadas, elas podem causar acidentes.

- Evite sair sozinho para pedalar.

- Utilize todos os equipamentos de segurança recomendados.

- Leve ferramentas para como chaves de roda, canivete, câmaras e remendo para os pneus, para casos de emergências.

- Verifique a previsão do tempo antes de seguir viagem.

- Utilize protetor solar e repelente de insetos.

- Faça refeições leves antes e durante a pedalada, como frutas e barras de cereais.

- Beba bastante água durante o percurso.

- Vista roupas leves, confortáveis e que sequem com facilidade.

- Não exceda seus limites, o passeio deve ser prazeroso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário