Praticidade para a cozinha

Com ambientes cada vez menores, mesas tornam-se versáteis e ajudam a otimizar espaços

Gazeta do Povo | 14 de março de 2010

A diminuição do tamanho dos novos apartamentos trouxe um desafio a moradores, arquitetos e empresas do setor de móveis: aliar funcionalidade a produtos que há pouco tempo eram destinados para espaços amplos. Com essa tendência, as mesas da cozinha passaram a ocupar uma função especial na dinâmica da casa.

Dobrável, reclinável ou extensível. Esses são alguns dos “truques” que as mesas apresentam para que o morador ganhe espaço e tenha a circulação livre. Fixadas na parede ou também com a função de armário, esses produtos tornaram-se versáteis e ganharam importância por toda a casa. “Com a tendência dos apartamentos menores são necessários móveis multiuso. Tem de aproveitar ao máximo”, afirma a arquiteta e supervisora de vendas da Tok&Stok, Daiane De Bona. Essa é uma das principais recomendações dadas pelos arquitetos para quem tem imóveis compactos. Desta forma, mesas que antes ficavam apenas na cozinha são também utilizadas como escrivaninha ou passam a integrar um home office. As banquetas e cadeiras que estavam na sala, por exemplo, podem mudar de ambiente para o momento das refeições.

“As novas cozinhas são incorporadas ao ambiente social da casa, integradas à sala”, diz a arquiteta Ana Paula Zordan. Ela comenta que uma boa solução para ambientes integrados são bancadas com níveis diferentes no mesmo móvel. “Elas ajudam a otimizar o espaço. Uma opção é a bancada com tampo duplo, um com 90 centímetros e outro com 110, ou balcão tipo ilha, em que o lado oposto serve como mesa”, sugere.

Na Tok&Stok, diversos modelos de mesas são direcionados a ambientes compactos. Os móveis dobráveis e para a parede são os mais procurados. “Recebemos muitos estudantes ou casais que estão comprando seu primeiro apartamento”, conta Daiane.

“Os clientes realmente estão preferindo os móveis pequenos para compor os ambientes”, afirma Jeferson Vieira, da Desmobilia. A loja oferece diversos modelos de mesas redondas que possuem diâmetros reduzidos, base estreita e tampo de vidro, que dá a sensação de amplitude ao ambiente.

Para aqueles que, além de um móvel para uso diário, precisam de mesas para acomodar convidados, as mesas para quatro ou seis lugares são uma boa opção. Elas chegam a medir 80 cm x 80 cm. “O casal pode usar a mesa no dia a dia, mas também tem como receber convidados”, afirma o gerente das lojas Movobel, Jurandi Luiz Martins.

Na loja Decorare Móveis e Obje­­tos, as mesas de madeira maciça são extensíveis e podem comportar até seis pessoas. “Temos a linha elástica, que é prática e versátil. São muito procuradas para as cozinhas”, explica o gerente Maykon Von Borstel.


Funcional
A professora Karyn Oliveira, de 44 anos, investiu há dois anos em uma mesa funcional para sua cozinha. Em um espaço com 1,80 metro de largura, ela ganhou praticidade para o dia a dia. “Minha mesa an­­terior já era dobrável e pequena, mas o pé me atrapalhava muito. Vivia tropeçando na mesa”, conta. Com uma mesa suspensa, ela garante que a circulação na cozinha melhorou muito. “A mesa é moderna e pude escolher a altura em que ela iria ficar. Além disso, ficou muito mais prático para limpar a cozinha. Antes eu precisava arrastar a mesa para todos os lados e até mesmo ir para debaixo dela para conseguir limpar tudo”, diz.


Na hora da escolha
No momento de comprar as mesas é importante estar atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença na sua cozinha. Além disso, os arquitetos dão dicas de como otimizar o espaço em sua casa:

- Use e abuse dos móveis com recursos dobráveis, reclináveis e expansíveis
- Observe se o móvel irá atrapalhar ou não a circulação em sua cozinha. Fique atento à base das mesas
- Prefira mesas com formas orgânicas, que ajudam na locomoção dentro da cozinha e que não tenham pontas nos cantos, o que evita acidentes
- Escolha móveis multiuso, que podem servir com mais de uma função. A mesa da cozinha, por exemplo, pode também ser usada para passar a roupa
- Fique atento à proporção dos móveis em relação ao tamanho da sua cozinha
- Utilize cores claras, elas dão a sensação de amplitude e leveza ao espaço
- Opte também pelo uso do vidro, ele não “pesa” no ambiente e visualmente ocupa menos espaço
- O espelho também é uma boa opção para dar amplitude à cozinha e melhora a iluminação do espaço
- Ao escolher o móvel, pense em todas suas necessidades e nas maneiras como pode usá-lo
- Peça orientação a designers e arquitetos


Serviço: Movobel – Av. República Argentina, 4.315, Novo Mundo, fone: (41) 3346-3417. Decorare Móveis e Objetos – Rua Dom Pedro I, 191 - Água Verde, fone: (41) 3016-1213. Tok & Stok – Rua Capitão Souza Franco, 753, Bigorrilho, fone (41) 2111-7200, site www.tokstok.com.br. *Preços da tabela Casa da Tok&Stok, incluindo entrega e montagem. Desmobilia – Av. Vicente Machado, 878, Batel, fone (41) 3322-9890, site www.desmobilia.com.br


http://www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?tl=1&id=982332&tit=Praticidade-para-a-cozinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário