Informar e mobilizar

Avaliação e conquistas do programa de acessibilidade do CRA-PR são positivas e coordenadora começa planejamento de ações para 2010

Revista CREA-PR | 60 | dezembro/2009 - janeiro/2010

Após um ano de muito trabalho, com realização de seminários, cursos, palestras e fóruns, a equipe do Programa de Acessibilidade do CREA-PR já planeja as ações que serão realizadas em 2010. No próximo ano, o programa pretende contar com mais profissionais multiplicadores, grupo que teve início em 2009 e que ajuda a promover a discussão sobre o tema em todo o Paraná.

Assim como no ano passado, o foco das atividades em 2010 será a sensibilização dos profissionais de diversas áreas. Para Vivian Curial Baêta de Faria, coordenadora do programa, o trabalho com um público eclético é fundamental para as adequações de acessibilidade. "Temos que levar informação e mobilizar a sociedade como um todo. O objetivo é mostrar a importância da acessibilidade. Assim conseguimos acelerar as adequações", explica. Além de arquitetos e engenheiros, participam das ações do programa gestores públicos e empresários de ramos diversos.

Balanço 2009
Números do programa

210 pessoas participaram dos cursos de capacitação
25 multiplicadores
6 mil pessoas já participaram de atividades nos últimos 3 anos


Multiplicadores agem para sensibilizar a sociedade
Na avaliação de Vivian, 2009 foi um ano de muito avanço nas discussões sobre acessibilidade. Apenas os cursos de capacitação reuniram 210 pessoas e ao todo a iniciativa já conta com 25 multiplicadores. Desde o começo do programa, em setembro de 2006, seis mil pessoas participaram das atividades. "Mas ainda temos muitas coisas para fazer. Muita gente ainda não conhece o que a acessibilidade significa", ressalta a engenheira civil.

Com tanto trabalho pela frente, o papel dos multiplicadores é fundamental. Eles são responsáveis pela organização de eventos no Estado e atuam com a sensibilização de diversos profissionais. "Gostei muito da ideia do multiplicador. Realmente começamos a ter mais consciência de nossa função. Participando de eventos do programa, ficamos com a visão mais apurada em relação à acessibilidade e da nossa responsabilidade para que isso se torne algo do nosso dia a dia", conta um dos profissionais que participou do evento para multiplicadores de acessibilidade.


Ações
O que está previsto para 2010 no Programa de Acessibilidade do CREA-PR:
- Palestras com empresários de Curitiba e do interior do Estado
- Realização do Seminário de Acessibilidade: Calçadas e Arborização Urbana
- Evento Nacional de Acessibilidade
- Seminários internos com os funcionários do próprio CREA-PR
- Palestras in company
- Cursos de capacitação
- Produção de materiais sobre o tema


http://www.crea-pr.org.br/crea3/html3_site/site_revista/ed_anteriores/60/mat04.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário