Mangia che te fa bene!


Revista Dimensão | 114 | abril 2010

As influências europeias em Curitiba vão muito além da aparência do povo que vive na Capital paranaense. Assim como nas construções antigas, que dão ares europeus à cidade, os italianos, em especial, deixaram uma forte tradição: o gosto pela comida. Afinal, quem resiste a uma boa massa?

Em Curitiba, o bairro Santa Felicidade se destaca por manter as tradições deste povo. São mais de 30 restaurantes, vinícolas, cantinas, lojas de móveis, de artesanato e festas temáticas que atraem moradores e turistas de todo o mundo. No entanto, não é apenas no bairro formado por famílias que vieram do outro lado do oceano que se encontra esta gastronomia especial. Por toda a cidade ristorantes e trattorias procuram trazer para Curitiba, um cantinho da Itália.


Barolo Trattoria
O vinho Pio Cesare Barolo, produzido na região italiana do Piemonte inspirou o nome do restaurante e é destaque da casa, considerada uma das melhores de Curitiba. No Barolo Trattoria a garantia da qualidade é a principal preocupação de todos os funcionários. “Nos preocupamos com tudo o que vamos oferecer, desde uma reserva, respeito pelo horário, até boa refeição e um ótimo atendimento. Queremos que o cliente saia satisfeito daqui e acreditamos que é isso que faz a diferença”, garante o maître e gerente Walmor Winter, que afirma ainda que o bom relacionamento com os clientes chega à amizade. No cardápio, dois pratos são os mais tradicionais da casa e conquistam os frequentadores há mais de 10 anos. São eles o conchiglia di gamberi à san marino e o mignon na mostarda.
http://www.barolotrattoria.com.br/

Mangiare Felice
Massas, carnes, sopas, pizzas e um bom vinho. Desde 1995 em Curitiba, o restaurante Mangiare Felice tem apenas um objetivo: agradar o cliente. Para isso disponibiliza aos frequentadores variada opção de cardápios. São 50 pratos com 110 opções de molhos para o cliente escolher como quiser. “Aqui não dizemos não para o cliente. Por isso temos criatividade na culinária, senão não conseguimos fidelizá-lo”, garante o sócio-proprietário, João José da Silva. No cardápio, destaque para o spagheti com frutos do mar, o filet à Oswaldo Aranha e fuzilli à mangiare. Em Curitiba, o Mangiare está em três endereços, com restaurantes e pizzarias, além de um restaurante em Balneário Camboriu (SC) e na cidade de São Paulo.
http://www.mangiarefelice.com.br/

La Pasta Gialla
O cardápio sofisticado, marca especial do chef paulistano Sergio Arno, fez do La Pasta Gialla o melhor restaurante italiano de Curitiba pela Veja Curitiba. Na cidade, dois endereços trazem os cardápios especiais e quem comanda o restaurante é Christhiane Mansur. “Nosso relacionamento com o público curitibano é muito bom. Já temos uma clientela formada e a marca está bastante fortalecida pelos anos que estamos aqui”, conta. Para quem aprecia uma boa comida italiana, o La Pasta Gialla tem uma série de opções. Destaque para as bruschettas com coberturas quentes e frias e as massas longas e recheadas com molhos artesanais, que são o grande diferencial da casa.
http://www.lapastagialla.com.br/

Spaghetto Ristorante
A decoração aconchegante e o cardápio especial levam em instantes o cliente do Spaghetto para uma cantina italiana. As especialidades da casa, massas e filets, foram inspiradas nas receitas da nonna do proprietário João Buffara. “Temos muitos molhos exclusivos, como o pezzo di manzo”, conta. O cardápio tradicional sofre poucas alterações, mas sempre busca agradar a clientela, que mantém-se fiel desde a inauguração do restaurante há 22 anos. “A opinião do cliente é muito importante. Acredito que conseguimos manter um bom custo-benefício, com um cardápio de qualidade a um custo acessível”, afirma Buffara. Entre as novidades, as massas integrais são uma opção saudável que já conquistaram os clientes. Destaque também para o molho pesto, puttanesca, provençal e fiorentino.
http://www.restaurantespaghetto.com.br/

Madalosso
Com uma história que se confunde à história da cidade, o Restaurante Madalosso é o mais tradicional de Curitiba. O cardápio atrai curitibanos e turistas de todo o mundo e o restaurante é o maior da América Latina. Fundado no final de 1963, o Madalosso tinha capacidade para apenas 24 lugares. Hoje é dividido em dois estabelecimentos e serve por mês cerca de 52 mil toneladas de frango e dois mil litros de vinho a uma média de 60 mil clientes. “Nossa ideia era servir todo dia o que os italianos comiam todos os domingos: polenta, frango e macarrão, sem faltar o radicchio. Hoje já servimos famílias que estão conosco pela quarta geração”, conta Flora Madalosso, fundadora do restaurante, que preza pela qualidade da comida servida e pelo atendimento. “Queremos manter a tradição da Itália, isso é muito importante para nós.”
http://www.madalosso.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário