Decoração com toque de nostalgia

O crochê ganha cada vez mais espaço na composição de ambientes, deixando de ser usado apenas como centro de mesa para ser aplicado em almofadas, tapetes, colchas e cortinas

Gazeta do Povo | 13 de junho de 2010

O uso do crochê foi além dos centros de mesa na casa das avós e se tornou uma forte tendência na decoração. O material está aplicado em almofadas, tapetes, cortinas, colchas, jogos americanos e leva acon chego aos ambientes. “A de coração trouxe a técnica da vovó, mas colocando-a em situações diferentes. O crochê está super em alta e resgata aquela coisa que a avó fazia, o trabalho feito à mão; remete à nostalgia”, diz a decoradora e proprietária da loja Mun dillo, Carla Nhani. Para ela, a aplicação desse material traz aconchego, maciez e delicadeza para os ambientes, principalmente quando aliado com elementos mais “duros”, como a madeira.

Seguindo as tendências da de coração, os produtos com crochê mesclam texturas e cores, com ca da vez mais destaque nos ambientes. Enquanto antes era utilizado apenas como aplicação em uma almofada, por exemplo, hoje compõe diversos produtos e ainda com as cores que são destaques nesta estação. “Essa tendência migrou do vestuário para a decoração, porque estamos ‘vestindo’ a casa também”, co menta Carla.

O uso do trabalho manual é outro ponto forte dos produtos que utilizam fios. A proprietária da loja Zizi Maria Tricô e Crochê, Carolina Araújo, diz que a procura por procedimentos artesanais tem crescido nos últimos anos. “O consumidor busca produtos mais exclusivos e menos industrializados. Isso está na moda também e faz parte da tendência”, diz. Ela ressalta ainda que a aplicação de peças em crochê nos ambientes chama mais atenção pela sua textura e maciez, e remete a relações afetivas, como com a avó que faz esse tipo de trabalho manual.

A linha de produtos infantis Amigurumi, da Zizi Maria, também estimula as relações afetivas e a sensibilidade das crianças a partir da textura. São bonecos em crochê e tricô criados com uma técnica japonesa, que servem para a decoração do quarto e podem ser utilizados como brinquedos. En tre as brincadeiras possíveis está a troca de roupa dos personagens. A Zizi Maria tem sede em São Paulo, mas comercializa seus produtos pela internet e em lojas de diversas cidades do Brasil, como a Mundillo, em Curitiba.

A linha Crocheteira, da Tok Stok, também destaca a tradição do crochê. A técnica é considerada como um elemento de referência na cultura brasileira e foi aplicada em almofadas, objetos decorativos e em um jogo americano. “É uma tradição cultural, faz parte do artesanato. O crochê busca essa tendência de volta às raízes, às questões culturais e regionais”, explica o decorador da loja de Curitiba, Diego Thomaz Corrêa.

As responsáveis pelos produtos da Tok&Stok são a designer Diane Johann e a arquiteta Nicole Toma zi Verdi, que trabalharam com uma cooperativa de artesãs de Porto Alegre (Rio Grande do Sul). A proposta é resgatar os elementos da cultura brasileira, valorizar a produção local e os cuidados com o meio ambiente. Foram utilizados na elaboração dos produtos materiais reaproveitados, como resíduos têxteis e fibra de PET.

Tricô
Outra técnica que está conquistando espaço na decoração é o tricô. Suas principais aplicações são em pufes e almofadas. “É outra grande tendência. Ele vem agora com peças grandes como pufes in teiros e mantas feitas com lã para usar no inverno”, aponta Carla.

Assim como os produtos em crochê, o tricô é versátil, pode ser utilizado com diversas cores, materiais e em tamanhos variados. “O tricô remete para aquela coisa feita à mão, ponto a ponto, pensado nos pe quenos detalhes e que tem todo aquele conforto que a lã dá”, diz a gerente da Artefacto, Ingrid Mos kalewski. Na loja, o destaque dos produtos em tricô são as almofadas recheadas com fibras siliconadas em forma de espiral.

Beleza dos detalhes
A decoradora Carla Nhani conta que a maior dúvida dos clientes que não são próximos à decoração é de como utilizar as peças com crochê e ou tricô em casa. A aplicação, no entanto, precisa de cuidados simples para que o ambiente não fique sobrecarregado.

A dica para decorar com crochê e o tricô é mesclá-los com materiais, texturas e cores diferentes, o que dá mais destaque aos produtos. A proprietária da Zizi Maria, Carolina Araújo, sugere que o cliente use a criatividade, principalmente em relação a cores e texturas.

“Colocar vários elementos de crochê juntos não fica visualmente agradável. No sofá, é interessante colocar apenas uma ou duas al mofadas de crochê ou tricô e o res tante de algodão, linho, porque deixa o ambiente mais har mônico”, indica Carla. Ou tra possibilidade é utilizar a técnica nos detalhes, o que também valoriza os produtos. “Indico aplicar uma flor de crochê na cúpula de abajur, por exemplo.” Há ainda a possibilidade de o próprio morador criar os elementos de crochê ou tricô em casa.

Seguindo a linha das tendências regionais, o decorador da Tok Stok, Diego Thomaz Corrêa, aconselha a aplicação do crochê em outros elementos que representam a cultura brasileira, como madeiras, com toque mais rústico, ou ainda com materiais urbanos com estilo moderno.

Serviço
Mundillo – Rua 7 de Abril, 288, Alto da XV. Fone: (41) 4102-6096. | Zizi Maria – www.zizimaria.com.br Fone: (11) 3803-9853. | Tok Stok – Rua Capitão Souza Franco, 753, Bigorrilho. Fone: (41) 2111-7200. | Artefacto – Rua Comendador Araújo, 672, Centro. Fone: (41) 3111-2300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário