Um divisor de águas

A Copa do Mundo de 2010 terá mais novidades do que qualquer outra no passado. Veja o que é necessário para embarcar nessas mudanças

Gazeta do Povo | 26 de abril de 2010

Vem aí a Copa do Mundo 2.0. Nunca um evento esportivo desse porte foi acompanhado por tantas mudanças tecnológicas. Este ano será possível pela primeira vez assistir aos jogos pela tevê em alta definição – talvez até em 3D – e comentar as partidas com amigos distantes, pelo Skype e por redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook. Os fabricantes de equipamentos estão loucos para que você se interesse por isso. E que, em consequência, deseje trocar o seu equipamento doméstico por aparelhos novos, capazes de todas essas façanhas. Se você é daqueles que não gostam de perder as últimas novidades, fique atento. A nova tecnologia requer uma série de adaptações, além de um investimento que não cabe facilmente no bolso.

“Essa será a Copa da tevê da alta definição! Estamos passando por um momento de transição de tecnologia, o consumidor tem o desejo de trocar a tevê por uma maior e com mais qualidade de imagem”, afirma, entusiasmada, a gerente de produtos de televisores da LG, Fernanda Summa. As coisas evoluíram rápido: na Copa de 2006, os modelos campeões de vendas foram os de 29 polegadas, que ainda eram de tubo. Em 2010, apenas quatro anos depois, a Copa será vista em telas de 32 polegadas ou mais, com resolução full HD e recursos antes nem imaginados.

As estrelas, entretanto, são os recém-chegados modelos 3D. Alguns vêm com capacidade para transformar a imagem convencional (2D) em 3D. É o caso das tevês da Samsung que estarão à venda ainda neste mês e são um dos primeiros a chegar aos consumidores brasileiros. São quatro séries, sendo três da linha LED e um da linha Plasma, que totalizam nove modelos fabricados no Brasil. “A procura para conhecer e comprar os produtos foi muito grande nas demonstrações que fizemos em São Paulo há algumas semanas. Estamos com as melhores expectativas de vendas”, garante o diretor da Divisão de Eletrônicos de Consumo da Samsung, Marcio Portella Daniel.

Para incentivar a compra dos televisores, a Samsung oferece um pacote promocional aos consumidores. O kit inclui a tevê LED Série 7000 de 40 polegadas, blu-ray 3D, dois óculos 3D e a mídia Blu-ray 3D do filme Monstros e Alienígenas por R$ 8.000,00. Apenas a tevê custa R$ 5.699,00 e cada óculos cerca de R$ 200,00.

A LG também entra no mercado antes da Copa do Mundo. A partir de maio os aparelhos estarão disponíveis para demonstrações e passam a ser vendidos no começo de junho. Estes modelos não possuem conversores de 2D para 3D e os valores dos equipamentos só serão divulgados quando os televisores chegarem às lojas. O primeiro lote será importado e a partir do segundo também será produzido no Brasil.

Vale a pena gastar tanto?
Mas será que vale a pena investir tanto em televisores 3D apenas para assistir a Copa do Mundo em três dimensões? A resposta passa pelo estágio tecnológico em que o consumidor se encontra e pela sua ansiedade em relação às novidades. “Temos quatro públicos: o consumidor que tem a televisão comum, com tubo; aquele com a tecnologia LCD ou Plasma, que quer mais tecnologia, melhores recursos e acesso diferenciado à qualidade e a conteúdos; o que possui o televisor de LED, que até então era a maior inovação; e agora aquele que busca a novidade, a televisão 3D”, analisa Daniel, da Samsung.

Quem tem hoje um aparelho mais antigo, de tubo ainda, certamente vai se sentir tentado a “pular” uma etapa e partir logo para o que há de mais moderno. Nesse caso, a transição não será tão cara. Quem já tem um aparelho full HD pode deixar para comprar mais tarde.


Tevê nova, sala nova, tudo novo
Para que a experiência 3D em sua casa seja completa, alguns equipamentos que você já possui precisam ser trocados. O telespectador precisa de novos produtos compatíveis com os televisores 3D. Aparelhos de blu-ray precisarão ser trocados, home theaters terão de ser reconfigurados. No caso dos videogames, a Sony adiantou que fará uma atualização no software do PlayStation 3, mas ainda não se sabe o que ocorrerá com os outros consoles. É bem provável que vários deles incorporem outras novidades quando lançarem versões 3D, como os controles espaciais (como o Projeto Natal, da Microsoft, que usa câmeras para transpor os movimentos do usuário para o ambiente do jogo). Tudo isso deve ser levado em conta pelo usuário, porque vai encarecer a transição.

Dentro de casa, a recomendação é estar atento ao ambiente em que o televisor será instalado, para garantir conforto aos olhos. Os especialistas sugerem guardar uma distância mínima do aparelho equivalente duas vezes e meia a diagonal da tela – ou seja: é possível que você tenha também de mudar os móveis. Além disso, os ambientes escuros possibilitam apreciar melhor qualidade das imagens.


Labirintite e gravidez, as contraindicações da tevê 3D
Não se preocupe: assistir tevê 3D não traz nenhum risco à saúde ocular. É o que garante o presidente da Associação Paranaen­se de Oftalmologia, Ezequiel Portella. “Não há nenhum problema, não muda nada. Monitores com essa tecnologia causam bem menos problemas e são até melhores que as televisões antigas, como as da década de 60, por exemplo, que tinham problemas de radiação”, afirma.

De acordo com Portella, o uso excessivo pode causar apenas um desconforto ocular, como pode acontecer com qualquer outro modelo de aparelho. “É a mesma coisa que acontece com as crianças que têm costume de assistir a televisão de muito perto. Causa um desconforto, que também pode ocorrer se o telespectador não mantiver do aparelho a distância padrão recomenda pelo fabricante.”

O oftalmologista descarta também a possibilidade de contágio de conjuntivite, no caso de os telespectadores compartilharem os mesmos óculos. “Precisa estar muito contaminado para o contágio acontecer”, diz. É diferente dos óculos usados nos cinemas, onde a “rotatividade” dos dispositivos é mais alta.

O único alerta – que também está presente nos manuais dos fabricantes – é o cuidado que mulheres grávidas, idosos ou pessoas embriagadas devem ter ao passar por uma experiência 3D. Em pessoas com estas características, com labirintite ou ainda problemas de equilíbrio, é possível ocorrer tonturas ou enjoos. “A recomendação é para as pessoas que têm cinetose, ou seja, facilidade para enjoar ou ficar tontas com qualquer movimento, o que pode acontecer durante a experiência”, explica o oftalmologista.

Outra recomendação dada por Portella é direcionada às pessoas que usam óculos. Os produtos disponibilizados pelos fabricantes de televisores 3D ainda não levam em consideração as lentes dos óculos convencionais. Se você usa óculos e pretende passar por uma experiência 3D, terá que usar o equipamento por cima de sua armação.



2010, o ano dos 10 milhões de aparelhos de televisão
Copa do Mundo, que os fabricantes costumam chamar de “segundo Natal”, vai alimentar o crescimento no varejo e na indústria

O lançamento de televisores de última geração e a realização de uma Copa do Mundo são motivos de comemoração para as empresas do setor. Isso porque estes fatores resultam no que as empresas chamam de “o segundo Natal”.

Normalmente, as vendas de televisores e aparelhos eletrônicos em geral concentram-se no segundo semestre, impulsionados pelo Natal. “Temos entre 55% e 60% das vendas nesse período”, explica Marcio Portella Daniel, Diretor da Divisão de Eletrônicos de Consumo da Samsung. A cada quatro anos, entretanto, a situação se inverte. O primeiro semestre supera o segundo.

“A Sony acredita que 2010 será um ano com vendas aquecidas no mercado de tevês e está preparada para atender a demanda do consumidor com produtos inovadores. A nossa previsão é de um crescimento de aproximadamente 200% em relação ao ano anterior”, prevê o gerente de produto da linha de televisores Bravia da Sony Brasil, Luciano Bottura.

Na rede varejista FNAC as expectativas também são positivas. Em 2009, ano de recuperação da crise econômica, as vendas de televisores tiveram um crescimento de 30%. “Se neste ano mantivéssemos o mesmo índice de crescimento também seria excelente, mas com os lançamentos de televisores 3D já chegamos a 40% e podemos ultrapassar ainda mais com o lançamento das tevês de grande dimensões”, afirma o diretor comercial da FNAC, Benjamin Dubost. O lançamento dos televisores com mais de 72 polegadas, previsto para o segundo semestre de 2010, trazem a promessa de manter a venda dos produtos em alta durante todo o ano.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), o setor prevê que em 2010 serão produzidos cerca de 11 milhões de aparelhos televisivos. O índice é influenciado pela Copa do Mundo e representa um aumento de aproximadamente 15% em relação ao ano passado, quando a produção passou dos 9 milhões de televisores. Ou seja: em 2010 a produção vai passar de 10 milhões de unidades.



http://www.gazetadopovo.com.br/tecnologia/conteudo.phtml?tl=1&id=996218&tit=Um-divisor-de-aguas
http://www.gazetadopovo.com.br/tecnologia/conteudo.phtml?tl=1&id=996229&tit=Teve-nova-sala-nova-tudo-novo
http://www.gazetadopovo.com.br/tecnologia/conteudo.phtml?tl=1&id=996239&tit=Labirintite-e-gravidez-as-contraindicacoes-da-teve-3D
http://www.gazetadopovo.com.br/tecnologia/conteudo.phtml?tl=1&id=996238&tit=2010-o-ano-dos-10-milhoes-de-aparelhos-de-televisao

Nenhum comentário:

Postar um comentário