Empreendimentos em busca de certificação sustentável

Construtoras investem em ações e métodos construtivos que beneficiam o meio ambiente

Gazeta do Povo | 16 de maio de 2010

A construtora Laguna lança no próximo mês um empreendimento comercial que busca a certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) de construção sustentável, seguindo uma série de critérios definidos pelo United State Green Building Council, representado no Brasil pelo Green Building Council Brasil (GBCB).

O nome do empreendimento será divulgado apenas no seu lançamento e o projeto prevê diversas iniciativas que otimizam os recursos naturais e pretendem minimizar os impactos no meio ambiente. “É um processo de certificação longo e complexo, que vai desde o projeto, passa pela obra e pela operação do empreendimento”, afirma o diretor geral da construtora Laguna, Gabriel Raad. Serão 25 pavimentos com mais de 150 salas comerciais e cinco andares corporativos, direcionados para grandes empresas. A previsão é que as obras durem três anos.

O prédio será construído no bairro Água Verde (na Avenida Iguaçu, entre a avenida República Argentina e a Rua Carneiro Lobo). A localização é um dos primeiros elementos que impulsiona a sustentabilidade. O posicionamento do edifício foi determinado estrategicamente para receber pouca radiação solar, diminuindo o consumo de ar condicionado. Uma extensa área do prédio será coberta por vidro, permitindo maior entrada de luz natural nos ambientes. Os vidros com tecnologia especial reduzem a absorção da radiação solar. Serão utilizadas cores claras no mobiliário, nos pisos e nas paredes, bem como luminárias de baixo consumo, para reduzir o consumo de luz artificial.

Segundo Raad, um sistema de reaproveitamento da água utilizada na pia e direcionada para descargas reduzirá em 50% o consumo de água em comparação aos edifícios sem esse sistema. As torneiras e descargas também terão dispositivos para baixo consumo. Na cobertura, telhados verdes irão substituir revestimentos de cerâmica ou de concreto e diminuir a absorção de radiação solar pelo edifício, promovendo conforto térmico nos ambientes.

Incentivando o baixo deslocamento de seus frequentadores, o empreendimento terá espaços de convivência, para que eventos sejam realizados no próprio conjunto, e ainda lojas para atendimento, como restaurantes e cafés. “Além de um ambiente confortável, o frequentador do empreendimento terá alta tecnologia para exercer sua atividade profissional da melhor maneira, porque irá agregar o conceito de sustentabilidade. Isso garante melhor qualidade de vida ao ocupante”, diz Raad.

Na garagem, sensores avaliarão a qualidade do ar e medirão o nível de dióxido de carbono no ambiente, fazendo a troca do ar quando os níveis estiverem altos. Após a conclusão das obras, o empreendimento será avaliado pelo Green Building Council Brasil durante os primeiros seis meses de operação. Só então será decidida a certificação.

Curitiba Office Park
Outro empreendimento que busca a certificação de edifício sustentável pelo Green Building Council Brasil é o Curitiba Office Park, construído pela Thá. A primeira fase das obras iniciou em outubro de 2007 e foi finalizada em março de 2009. O edifício está em funcionamento com diversas empresas que utilizam o espaço.

O empreendimento está em fase de submissão da certificação. Os documentos referentes aos projetos já foram enviados para avaliação e a certificação deve sair em aproximadamente seis meses. O edifício conta com sistemas que garantem eficácia no consumo de água e energia, além de descarte correto de resíduos.


http://www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?tl=1&id=1002794&tit=Empreendimentos-em-busca-de-certificacao-sustentavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário