Glass South America apresenta tecnologias para uso do vidro. Entre as novidades, box para banheiro com formas curvas e vidro que alterna entre o transparente e o opaco

Gazeta do Povo | 16 de maio de 2010


Um dos principais eventos do setor de vidros na Amé­­rica Latina, a 9ª edição da Glass South America 2010 – Tecnologia & Design apresentou na semana passada em São Paulo as novidades em aplicação do vidro. A feira contou com a participação de 200 empresas, que trouxeram produtos em vidro, equipamentos e acessórios destinados a arquitetura, construção civil, indústria automobilística e moveleira. Mais de 12 mil visitantes estiveram no evento.

Com um crescimento de 16% na área de exposição em relação à edição anterior, a feira mostrou que o vidro é um produto que cada vez mais conquista espaço na decoração das residências. “O vidro é um dos poucos produtos que é auto-sustentável. Quando bem aplicado, otimiza a utilização de luz natural, ajuda na economia do consumo de energia, minimiza os ruídos e a radiação nos ambientes”, afirma a Ligia Amorim, diretora da NürnbergMesse Brasil, que realizou o evento.

Produtos para casa
As novidades expostas na feira aplicam o vidro em diversos ambientes, com o objetivo de garantir ao consumidor qualidade e comodidade. A tendência é a utilidade aliada ao design, tanto nos produtos em vidro quanto nos acessórios.

A Vipel trouxe para o evento um box de vidro temperado curvo. O diretor da empresa, Antônio Carlos Faustino da Silva, diz que “o vidro curvo dá outra estética ao conjunto e o temperado oferece a mesma segurança do box plano.” Ele ressalta que o novo formato pode acompanhar, por exemplo, banheiras arredondadas que ficavam sem a cobertura completa do box plano.

A empresa Ideia Glass apresentou quatro lançamentos durante o evento. O principal produto foi o Box Flex, box sanfonado de vidro direcionado para ambientes pequenos, que dá abertura de 90% do vão. Possui trilho deslizante localizado na parte inferior da estrutura, que deixa o sistema de abertura mais leve. O cliente pode escolher entre diversas cores do vidro. “O box de vidro deixa o banheiro muito maior, visualmente não toma espaço”, comenta o diretor da empresa, José Miguel. Esse produto custa entre 20% e 30% a mais em comparação aos boxes comuns.

A linha Elegance, da Ideia Glass, tem boxes de canto com duas portas de correr. Com a utilização de roldanas, essa tecnologia também pode ser utilizada em passagens entre ambientes, como salas ou cozinhas. “Esses acessórios deixam o produto mais elegante com apelo estético”, diz Miguel. Para ele, o consumo do vidro em projetos arquitetônicos ainda é tímido no Brasil em comparação aos países da Europa, onde “por ano o consumo per capta é de 15 quilos enquanto aqui está entre cinco, seis quilos.”

Na linha de acessórios, a Ideia Glass levou para a feira o prolongador para escadas e guarda-corpo. A função desse produto é garantir a fixação do vidro com segurança. Seguindo na linha de ferragens, a Belcom apresentou um suporte para guarda-corpo de vidro laminado-temperado feito de aço inox maciço. A peça, desenvolvida pela empresa italiana Colcom, permite que o vidro tenha altura de até 1,10 metro.

A Dobradiça Automática Biloba, da Belcom, direcionada a portas de vidro com fechamento automático, possui mecanismo para ajuste da velocidade de fechamento e sistema auto-lubrificante, que realiza a manutenção da peça a cada ciclo de abertura. A vida útil desse produto é de um milhão de ciclos. A Belcom mostrou ainda o Flow Sys­tem, que permite a regulagem para cima ou para baixo das portas deslizantes e o travas para box com regulagem de fechamento.

Tecnologia
A PKO trouxe para o Brasil o vidro PKO Privacy Glass, já utilizado no exterior e novidade no país. A partir da exposição do vidro à energia elétrica, ele passa de opaco para transparente. Isso é possível devido à laminação do vidro com cristal líquido. Quando a voltagem é aplicada no vidro, as moléculas se arranjam e permitem a passagem da luz através do vidro, deixando-o transparente.

A previsão é que o produto esteja disponível no mercado brasileiro em 45 dias, em diversas cores. O preço ainda está em fase de avaliação. “Pode-se ter da privacidade à transparência em um instante. Mesmo com um custo maior de energia, o produto é rentável, porque evita investimentos em cortinas, persianas ou películas nos vidros”, diz Alexandre Toledo, gerente comercial da PKO.


http://www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?tl=1&id=1003167&tit=Vidros-versateis

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