Produção Social

Foto Reflexão, publicado às sextas-feiras no Folha Curitiba.

Folha de Londrina | 15 de maio de 2009

Enquanto aguardam o momento de voltarem à sociedade, adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas nas unidades de internação do Paraná participam de diversos projetos. Eles trocam os instrumentos que utilizaram em seus atos infracionais por objetos pelos quais podem se expressar e que ainda promovem o preparo para novas oportunidades de vida.

O jornalista e fotógrafo Guylherme Custódio acompanhou alguns destes momentos que fazem os um, dois, três anos de internação passarem mais rápido. Ele conta que seu interesse pelas questões sociais o acompanha há tempos, mas quando era estagiário de uma organização não-governamental responsável por oficinas de educomunicação com os jovens, teve a oportunidade de ver de perto a realidade dos meninos e meninas privados de liberdade.

Nas fotos, Custódio mostra o envolvimento dos jovens com suas produções. "Acredito sim que essas atividades ajudam na ressocialização. Creio que eles podem se interessar e ir mais longe quando estiverem em liberdade. São opções que antes não conheciam. Além do mais, quando conversava com eles podia perceber que no centro de sócio-educação eles têm acesso a coisas básicas que não tinham quando estavam em liberdade, como a educação por exemplo".

As fotos foram feitas em junho de 2007, no Centro de Sócio Educação Fazenda Rio Grande, no município de Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba). O jornalista foi premiado por sua produção no concurso Múltiplos Olhares, promovido pela Agência de Notícia dos Direitos da Infância (Andi).







Nenhum comentário:

Postar um comentário